Heaven
I’m in heaven
And my heart beat so that I can hardly speak
And I seem to find the happiness I seek
Passei na casa da Maria José com o objectivo de organizarmos uma acção de recolha de lixo. Trabalho de equipa, falávamos e estávamos a tentar decidir juntas. O próximo passo era ir à Câmara conseguir o apoio logístico. A pessoa responsável para falar deste assunto era o Lázaro, com quem já tinha falado há umas semanas.
Então não é que já estavam a organizar uma acção para dia 3, para limpar a cidade antes das Festas de Nª Senhora das Neves? Nossa Senhora.
Juntámo-nos à acção, debatemos tudo o que era necessário e ainda agendámos uma limpeza para depois das festas também.
O próximo passo era a divulgação, então fomos juntas à Rádio Tlachá. Expliquei as bases para criar um texto de divulgação e lá o criámos juntas. Na Rádio, a Márcia ficou com a nossa folha e comprometeu-se a passar a informação.
Infelizmente, branca tem facilidade para obter o que necessita. O grupo de voluntários da WACT não paga nada por divulgar na rádio actividades e projectos. O que não acontece com o grupo de voluntários da Cruz Vermelha de Neves. Teriam de pagar 10.000 dobras. A injustiça dos São-tomenses para eles próprios é espectacular.
A caminhar de regresso a casa, falávamos de outros assuntos não profissionais. A vida, objectivos de futuro, namorados. Com 23 anos, ela é o exemplo de outra miúda que não se entrega a um homem porque “tem medo”. Quer concluir os estudos, arranjar um bom trabalho, ter estabilidade e independência. Que miúda porreira!
Este medo de entrega a homens é um medo de engravidar e ter uma casa cheia de filhos e não poder ter uma vida melhor. Aqui por STP, procria-se bastante, cada família tem facilmente 5 filhos. O segredo?
Segundo o que ouvi um homem a falar no outro dia, o normal é chegar a casa do trabalho e agarrar na mulher. E com a mulher não se usa preservativo, só com as outras. E é assim que se fazem os bebés, meus caros.
À tarde, passeio pela cidade de São Tomé. Passei na Associação Pica-Pau e deliciei-me com os artesanatos. As máscaras africanas, que segundo os artesãos, simbolizam diferentes danças, Kongo, Tchiloli, Socopé, e outras. Comprei algumas.
Txé
As tintas que utilizam para pintar as máscaras? Naturais. O vermelho é à base de bagas de mondi, as que avistei bastante durante o passeio de 6h; o amarelo faz-se com açafrão, o azul com pau de kalulu e o verde com couve e pau boba. As outras cores fazem-se misturando estas. Foi então que me senti a explicar as cores nas festas de aniversário da Science4you.
O melhor estava para vir: visita à Fábrica de Chocolate do Claudio Corallo. Eu, que sou uma apreciadora de chocolates Milka, nunca tinha ouvido falar deste senhor. Mas acreditem, é um SENHOR.
Agricultor italiano há mais de 40 anos, começou com azeitonas, e veio parar ao café e cacau. O seu chocolate, divinal, não era o seu objectivo de trabalho e apenas resultou das experiências que fez. Pessoas, bora trabalhar em experiências.
DEGUSTAÇÃO DE CHOCOLATES:
1) Favas de cacau. As favas têm 53% manteiga de cacau; o embrião contém apenas 3% de manteiga de cacau, e é o que faz o chocolate ficar mais amargo. Separando a radícula manualmente, vai dar um chocolate mais adocicado, naturalmente.
O chocolate preto é um defeito da fermentação, foi muito torrado. Não significa que seja mais saudável!
O chocolate preto é um defeito da fermentação, foi muito torrado. Não significa que seja mais saudável!
2) Chocolate com 80% cacau e 20% açúcar refinado. Tem granulometrias diferentes, e o açúcar não fica totalmente dissolvido à É ÓPTIMO!
3) Chocolate com 75% cacau e 25% açúcar, totalmente misturados, o que parece duplamente doce só pelo facto de o açúcar estar dissolvido.
4) Chocolate com 73,5% cacau e 26,5% açúcar. Deste cacau, 12% são adicionados depois, ficando em pedacinhos deliciosos.
A maneira como os ingredientes são misturados, muda o gosto do chocolate.
A maneira como os ingredientes são misturados, muda o gosto do chocolate.
5) Chocolate com 70% cacau, com laranja italiana, cascas cristalizadas moídas.
6) Chocolate com 70% cacau, com café liberica.
O café liberica precisa de mais mão-de-ora e não produz tanto como o arabica ou robusta.
O café liberica precisa de mais mão-de-ora e não produz tanto como o arabica ou robusta.
7) Chocolate com 70% cacau - Ubric- resultado da destilação da polpa branca do cacau (bebida alcoólica com 80% de álcool) – MEU DEUS
8) Chocolate com 70% cacau, com flor de sal de Castro Marim.
9) Chocolate com 70% cacau, com gengibre cristalizado.
10) Chocolate com 45% cacau, 45% açúcar, grão de café de variedade antiga, Caturra. Uma explosão de café na boca, envolvida em chocolate. à É ÓPTIMO!
11) Chocolate com 45% cacau, 45% açúcar, grão de café de variedade antiga, Bourbon. O sabor do café vem lentamente, e quando atinge a plenitude, fica na boca.
12) Chocolate com 45% cacau, 45% açúcar, grão de café de variedade antiga, Novo Mundo. Neste, o sabor do café não consegue esconder o sabor do chocolate.
As variedades antigas de café apenas produzem 50kg/hectar, enquanto um híbrido moderno pode produzir 2000kg/hectar.
As variedades antigas de café apenas produzem 50kg/hectar, enquanto um híbrido moderno pode produzir 2000kg/hectar.
13) Esferas de gengibre feitas manualmente com 100% cacau
14) 100% bagas de cacau moídas
Até eu fiquei enjoada de chocolate. E isso não é fácil.
Outra aventura na viagem de regresso da hiace. De repente, o condutor pára e vai lá fora. O que se passará?
Polícia lá à frente?
Vai buscar tábuas para encher a bagageira?
Vai abrir a porta para alguém entrar?
Não, foi simplesmente urinar. Necessidade básica.