domingo, 23 de julho de 2017

Dia 18 | O encanto de São Tomé está no Sul *

Domingo, dia de passeio, com o Simão e a Xinha. Hoje, até ao distrito de Cantagalo (Sudeste) e Caué (Sul).
Foram quase 2h de viagem de hiace até Agua-izé, uma das roças mais bonitas que visitei. Os edifícios estão todos aproveitados para habitação da comunidade. Não há tanto lixo no chão. Parece que há todo um cuidado com a terra.
Nesta Roça, fomos visitar o antigo edifício do Hospital. Agora, também algumas famílias lá habitam. Rapidamente, rodeados de miúdos que nos acompanhavam na visita. Uma miúda deu-me a mão e seguimos para o andar de cima. E já eram duas miúdas. E já me estavam a fazer um rabo-de-cavalo. Não percebo sinceramente como é que fui apanhar uma gastroenterite, tenho tanto cuidado em todo o lado com os micróbios. Ou não…

Passámos pela praia da Boca do Inferno. A sua lenda: o Barão de Água-izé entrou na Boca do Inferno com o seu cavalo branco e foi ter a Cascais. Com a ondulação que lá se faz, duvido que o cavalo não se tenha afogado!

A Praia das Sete Ondas é boa para turista surfar, mas ninguém trouxe pranchas. A areia é cinzenta, há coqueiros por todo o lado. Foi nesta praia que vi as primeiras conchas de estrelas-do-mar. Lindo, lindo! Só as tinha vista antes nas aulas práticas de paleontologia, então fiquei deliciada.

A primeira paragem oficial do passeio: Praia Micondó. Estacionámos a hiace, mas ainda tivemos de percorrer a floresta, passar no rio onde as mulheres estavam a lavar a roupa, passar pelos caroceiros, para finalmente chegar à areia branca. Já ao final da manhã, a praia parecia uma festa aberta, com música bem alta. Grupos de pessoas vieram com comida para lá fazer o almoço, futebol na praia, turistas, comunidade local. Ambiente muito fixe.

Finalizada a manhã de praia, fomos para a segunda paragem oficial do passeio: Roça São João Angolares, para ir fazer a degustação ao Restaurante do João Carlos Silva.
1)      Pimenta + Chocolate Claudio Corallo + Gengibre. Misturar tudo na boca e comer. Cacau e vinho tinto.


2)      Ceviche de peixe andala (=espadarte) + rodela de limão; banana prata + erva-mosquito; maracujá e manga. Picante: tatuá/fura-cueca


3)      Salada de papaia verde + atum laminado + pimenta + maçã + molho vinagrete + milho doce e lascas de côco; sementes de abóbora torradas; abacate com gengibre. 


4)      Beringela grelhada no forno + polpa de tomate e queijo + ovas de peixe voador + peixe-espada frito + agrião + baunilha + queijo de cabra

5)      Bolinho de amendoim; banana recheada com queijo, bacon e brie

6)      “Flor amarela” Bolo de mandioca com polpa de tomate; peixe andala fumado; pasta de manga

7)      Omelete afrodisíaca, com micocó; beijinho com chocolate e tomate.

8)      Goiaba da China assada com canela e cajamanga; ananás assado + erva-príncipe com gengibre

9)      Cajamanga + maracujá

10)   Jaca com sape sape e uma
11)   Kalulu de galinha fumada, arroz e puré de banana + farinha de mandioca e molho picante extra

12)   Papaia com maracujá e queijo; doce de mamão verde com queijo

13)   Banana bêbeda com chocolate Corallo; mandioca com canela
14)   Gelado de micocó com múcua com gelado de maracujá e carambola

15)   Aranha de côco


E incrivelmente, não fiquei cheia com este menu. Mas acho que gostei de tudo. Dêem-me comida, que eu fico satisfeita.

Adeus, Domingo. Até ao próximo Domingo!! Espero por ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário